Carregando...
Blog

Sistema de cores na limpeza: conheça a técnica e as suas vantagens

Separar produtos e materiais de limpeza de acordo com as cores é uma forma de organizar e otimizar as tarefas de higienização. Descubra como usar essa técnica!

11 / 10 / 2023
Sistema de cores na limpeza: conheça a técnica e as suas vantagens

 

Em qualquer ambiente empresarial, ter uma limpeza que promova a segurança sanitária é o principal foco. Para alcançar isso, organização, processos específicos e cuidado redobrado são necessários. 


Por essa razão, várias equipes de higienização usam um sistema de cores em seus equipamentos e produtos, identificando facilmente os itens usados para cada espaço e tarefa. Acompanhe o texto para conhecer o funcionamento e a importância dessa prática!


O que é o sistema de cores na limpeza? 

Evitar a contaminação cruzada é uma preocupação constante quando falamos de limpeza em espaços profissionais, especialmente se tratando de instituições com muitos setores diferentes.  


O sistema de cores é uma forma de prevenir esse problema. Na década de 1990, o Instituto Britânico de Ciências da Limpeza (BICSc) elaborou um código recomendado para esse segmento. Dessa forma, a equipe consegue diferenciar facilmente os instrumentos que devem ser usados a cada tarefa, determinando cores de acordo com o tipo de ambiente. 


Isso diminui muito as chances de confundir os acessórios e equipamentos usados para higienizar os banheiros pelos das áreas comuns, por exemplo. Especialmente ao lidar com estabelecimentos de saúde e de manipulação de alimentos, essa se tornou uma prática indispensável. Sem ela, é muito mais difícil garantir a segurança sanitária. 


Como é o código de cores na limpeza?

Atualmente, não existe um tipo de código que seja determinado por normas, portanto, cada empresa é livre para definir o seu próprio. Mas, geralmente, o padrão seguido é: 


  • Vermelho

Por ser uma cor vibrante, chamativa e que representa riscos, é sempre usada para as áreas mais críticas, como os banheiros e suas lixeiras, vasos sanitários e mictórios. 

Máscaras, luvas, esfregões, produtos em geral, são divididos na cor vermelha para os casos citados anteriormente.


  • Amarelo

Assim como em um sinal de trânsito, transmite um estado de alerta. Portanto, o amarelo é usado para locais que requerem atenção, mas com menos presença de contaminação do que os representados pela cor vermelha. 

Os acessórios amarelos são destinados às outras superfícies dos banheiros, como maçanetas, paredes, interruptores, dispensers, divisórias e pias, entre outros. 


  • Azul

A cor azul é frequentemente usada nos locais de uso geral e alto fluxo e permanência de pessoas, como corredores, escritórios, salas de reuniões, salas de aula e recepções. 


  • Verde

Geralmente, os equipamentos dessa cor são destinados a cozinhas, copas e despensas. Assim como nos banheiros, esses espaços requerem uma atenção extra, para garantir a segurança durante o preparo, armazenamento e consumo dos alimentos. 


Vale lembrar que, ao falar de lixeiras e sacos de lixo, a padronização é universal e necessária para garantir a coletiva seletiva adequada. Nesse caso, as cores são:


  • Azul para papéis;
  • Marrom para orgânicos;
  • Verde para vidro;
  • Branco ou transparente para lixo hospitalar e médico;
  • Amarelo para metal;
  • Vermelho para plástico;
  • Roxo para resíduos radioativos;
  • Cinza para materiais não recicláveis;
  • Preto para madeira. 


Quais ferramentas de limpeza devem estar inclusas no sistema de cores? 

É fundamental que luvas, mops, baldes e vassouras estejam enquadrados no sistema de cores escolhido pela sua empresa. 


Além dos equipamentos, outros materiais entram na regra. Mesmo que não sejam disponibilizados nas cores específicas do sistema, você pode usar, por exemplo, panos alvejados para locais de limpeza leve e os de tom cru para sanitários. Também é possível categorizá-los de acordo com o tamanho. 


Esse princípio vale para as esponjas: se não encontrar opções nas exatas cores escolhidas, certifique-se de que há outra forma de diferenciar as que são usadas para cada tarefa. 


Conte com a nossa consultoria especializada e otimize a limpeza

Aqui, na WT, estamos mais do que preparados para ajudar a sua empresa a garantir processos de higienização cada vez mais eficazes, práticos e econômicos, com treinamentos, produtos e equipamentos. 


Entre em contato conosco e conheça outras boas práticas de limpeza com a nossa consultoria! 

Notícias Relacionadas

Tem interesse em nossas soluções?

Receba um conteúdo especializado assinando nossa newsletter.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.