A importância da gestão de resíduos e das lixeiras na organização empresarial
Implementar uma gestão eficiente dos resíduos gera diversas vantagens, e as lixeiras são fundamentais para isso. Saiba mais!
Cuidar dos ambientes da sua empresa envolve, além de uma limpeza minuciosa, uma boa gestão dos resíduos. Essa ação ajuda a manter os locais organizados e também cumpre um propósito muito maior: reduz a quantidade de lixo que vai parar no meio ambiente.
Afinal, um dos objetivos deste trabalho é dar a cada material a destinação mais correta possível, gerando menos impactos ambientais. Isso envolve, entre outros fatores, o uso das lixeiras adequadas, elementos essenciais para gerir os detritos e organizar os espaços.
Acompanhe o texto para descobrir mais sobre a gestão de detritos e o papel das lixeiras na sociedade e nas empresas.
Como deve ser a gestão de resíduos empresarial e qual a sua importância?
A gestão de resíduos é um conjunto de ações com duas finalidades principais: reduzir a quantidade de lixo gerado e possibilitar o tratamento dos detritos visando a saúde da população e a preservação do planeta. Ela inclui várias etapas, como coleta, transporte, tratamento, destinação e disposição final, que variam em suas particularidades e de acordo com cada realidade.
Muitos não sabem, mas a gestão de resíduos está prevista na legislação, prevendo sanções para instituições que não a realizarem corretamente. A Lei nº 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS) assegura que devem ser feitos o reaproveitamento, a reciclagem e a redução máxima dos rejeitos.
No Art. 9°, encontramos uma diretriz importante: “Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos”.
Portanto, a gestão dos resíduos não diz respeito apenas ao descarte, mas a tudo o que pode ser feito para evitar e diminuir a geração de lixo. Indústrias e outros tipos de organizações podem ser punidas pela falta de conformidade com a norma, através de multas ou até mesmo prisão.
A importância de manter os ambientes bem organizados e higienizados
Claro que, além de gerar o cumprimento da legislação, a boa gestão dos resíduos beneficia as empresas. Quando falamos das fases iniciais desse processo, como a separação correta dos descartes, ela faz parte da manutenção, da limpeza geral e da organização do espaço.
Isso é relevante, pois:
- Impacta no bem-estar, na saúde e na satisfação da equipe;
- Transmite uma imagem de profissionalismo e credibilidade, para parceiros, clientes e os próprios funcionários;
- Previne acidentes de trabalho;
- Ajuda a conservar os produtos, equipamentos e ambientes;
- Otimiza a performance e a produtividade.
Afinal, qual é o papel das lixeiras nisso tudo?
As lixeiras são ferramentas básicas, tanto para manter a organização, quanto para gerir os resíduos corretamente! É importante tê-las sempre próximo às estações de trabalho, para evitar o acúmulo de lixo nas mesas e bancadas.
Em relação à gestão adequada, é fundamental contar com aquelas coloridas, cada uma para um tipo de resíduo, facilitando todo o processo pelo qual os detritos devem passar:
- Amarelo para metais;
- Azul para papéis e papelão;
- Vermelha para plásticos;
- Verde para vidros;
- Marrom para orgânicos.
Invista nas lixeiras corretas para o seu negócio
Já deu para perceber como esse simples objeto faz a diferença, né? Para implementar uma gestão de resíduos de qualidade, a escolha das lixeiras precisa ser uma prioridade.
Aqui, na WT, temos uma ampla variedade desses produtos, dos mais diversos tipos e de acordo com necessidades empresariais específicas. Entre em contato e saiba mais!
Notícias Relacionadas
Tem interesse em nossas soluções?
Receba um conteúdo especializado assinando nossa newsletter.
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.