A Anvisa chegou em seu hospital, e agora?
Saiba sobre a limpeza hospitalar e descubra os seus 7 tipos e suas vantagens. Leia mais!
Sabia que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) só permite o funcionamento de hospitais que realizam limpezas profissionais? Afinal, com a alta circulação de pessoas, é necessária a realização de higienização especializada de maneira recorrente.
Essa ação previne a contaminação e a transmissão de doenças, sendo um dos aspectos mais levados em conta nas auditorias da Agência.
Acompanhe este blog para descobrir o que é a limpeza hospitalar e entender os sete tipos disponíveis para aplicação nos ambientes. Boa leitura!
O que é limpeza hospitalar e quais os seus benefícios?
Toda higienização profissional realizada nos hospitais é chamada de limpeza hospitalar. Esse serviço garante que os espaços estejam livres de toda sujidade para poderem ser usados adequadamente, além de exterminar bactérias e micro-organismos.
Entre as principais vantagens do serviço, estão:
- Mantém um ambiente livre de infecções, retirando e eliminando tudo o que pode oferecer riscos à saúde das pessoas.
- Promove o descarte correto do lixo, evitando a reutilização inadequada de materiais e a proliferação da contaminação de doenças.
- Contribui com um ambiente limpo e organizado, colaborando para o bem-estar geral e para a melhora no local de trabalho à toda equipe do hospital.
7 tipos para garantir uma limpeza hospitalar impecável
Para a maior eficácia e organização dos processos de higienização, a limpeza hospitalar pode ser dividida em sete tipos:
- Descontaminação
Os profissionais reduzem o máximo possível de agentes infecciosos presentes nas superfícies e no ar que circula no hospital.
- Desinfecção
São eliminados os micro-organismos patogênicos por meio de produtos químicos e equipamentos. Pode ser dividida entre os níveis alto, médio e baixo, de acordo com o grau de necessidade para eliminação das bactérias.
- Preparatória
Feita diariamente antes da utilização de qualquer quarto, sala de cirurgia, sala de exame, enfermarias, etc.
- Concorrente
São repostos os itens básicos, como papel-toalha, papel higiênico e sabonete líquido, e também é feita a retirada e reposição de sacos de lixo. É realizada todos os dias, em todas as dependências do hospital, até em leitos com pacientes.
- Especial
Esterilização constante e desinfecção de materiais usados a uma distância mínima de um metro do leito de pacientes contaminados ou infectados com bactérias.
- Mecanizada de piso
Etapa onde toda a sujidade dos pisos é limpa com o uso de uma lavadora automática ou enceradeira.
- Terminal
São nomeadas as higienizações realizadas após a saída do paciente do quarto, seja por óbito, alta ou transferência.
A WT é referência em todos os tipos de limpeza profissional
Um hospital não funciona sem a higienização adequada. Por isso, a WT conta com os melhores produtos químicos do mercado e profissionais prontos para oferecerem uma consultoria adequada, tirando todas as suas dúvidas sobre limpeza hospitalar.
Para saber como podemos ajudar o seu negócio no ramo hospitalar, entre em contato e solicite sua consultoria gratuita agora mesmo.
Notícias Relacionadas
Tem interesse em nossas soluções?
Receba um conteúdo especializado assinando nossa newsletter.
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.