Carregando...
Blog

Como próteses e implantes dentários podem impactar na qualidade de vida das pessoas

Estudos epidemiológicos revelam que a saúde bucal no Brasil requer atenção. Segundo estes levantamentos, cerca de 30 milhões de indivíduos necessitam de algum tipo de prótese ou implante dental.

04 / 01 / 2020
Como próteses e implantes dentários podem impactar na qualidade de vida das pessoas

Estudos epidemiológicos revelam que a saúde bucal no Brasil requer atenção. Segundo estes levantamentos, cerca de 30 milhões de indivíduos necessitam de algum tipo de prótese ou implante dental. Isso acontece porque o fator socioeconômico ainda é um limitador decisivo na busca do tratamento que permita esta reabilitação.

Próteses ou implantes dentários e a consequente reabilitação oral devolvem a qualidade de vida ao paciente, afetando positivamente sua vida social. Além disso, restabelece a função mastigatória e restaura sua imagem pessoal. Por outro lado, a ausência de dentes interfere no cotidiano das pessoas, seus relacionamentos e também sua vida profissional.

 

O que são próteses e implantes dentários?

Eles são substitutos artificiais para os dentes perdidos por qualquer razão. O intuito é devolver a função mastigatória, a estética e a fonética ao paciente que receber o tratamento.

Próteses e implantes podem substituir total ou parcialmente os dentes ausentes. Para saber qual tipo se adequa a cada caso, é necessário passar por uma avaliação especializada e exames clínicos. Os profissionais habilitados irão, então, fornecer o diagnóstico correto.

 

Quais benefícios próteses e implantes dentários trazem à mastigação?

A mastigação é o primeiro passo da digestão. A trituração correta de tudo o que ingerimos reduz as chances de refluxos e outros incômodos gastrointestinais. No entanto, a falta de dentes, mesmo que seja um, prejudica esta ação, pois cada dente desempenha uma função específica. Sendo assim, próteses e implantes dentários propiciam uma melhor mastigação e, consequentemente, digestão.

 

Quais benefícios próteses e implantes dentários trazem à fala?

A dicção depende do conjunto harmonioso composto pelos dentes, lábios, língua e respiração. Experimente fazer o som da letra “F”. Você tocou os lábios nos dentes, certo? Da mesma forma, palavras compostas pelas letras Ç, D, L, N, S, T, V, X, Z também precisam dos dentes para pronúncia correta. Sendo assim, o uso de próteses e implantes dentários permite a pronúncia e a comunicação.

 

Quais benefícios trazem ao alinhamento dos dentes?

A ausência de um dente desestabiliza os demais, podendo causar uma aparência esteticamente desagradável. A limpeza correta dos dentes também pode ser prejudicada, já que um pode sobrepor o outro. A reposição dos dentes ausentes é primordial para a estabilidade dos demais, evitando a movimentação destes. Assim, não há prejuízo aos dentes saudáveis.

 

Quais benefícios trazem à autoestima?

Ter um sorriso bonito não é só uma questão de saúde física. O aumento da autoconfiança proporcionado pela reposição dos dentes melhora a qualidade de vida de alguém. Sendo assim, próteses e implantes dentários também trazem benefícios ao aspecto psicológico e emocional. Atualmente contamos com técnicas que podem manter as características naturais de cada paciente.

Outro ponto positivo é que repor os dentes e evitar vazios permite a movimentação dos músculos faciais. Desta forma, evita-se a flacidez e o envelhecimento precoce, possibilitando ao rosto um aspecto jovial.

Agora que você já sabe mais sobre próteses e implantes dentários, não perca tempo! Converse com seu profissional de confiança e saiba mais sobre os métodos disponíveis.

Notícias Relacionadas

Tem interesse em nossas soluções?

Receba um conteúdo especializado assinando nossa newsletter.