Dicas importantes para uma limpeza profissional eficiente
Para que a limpeza profissional cumpra o seu propósito, ela precisa ser eficiente. Veja algumas dicas fundamentais para alcançar isso!
Manter os ambientes empresariais bem organizados e higienizados é um aspecto fundamental para o sucesso do negócio. Afinal, a limpeza profissional é sinônimo de saúde, cuidado e bem-estar para os funcionários e clientes.
Ela ajuda a construir uma imagem positiva para a sua marca desde a primeira impressão e impacta positivamente na produtividade e satisfação da equipe. Para ter todos esses benefícios com um ótimo custo-benefício, é preciso realizar a limpeza de forma eficiente.
Confira a seguir as principais dicas para isso! Boa leitura.
3 dicas para ter a limpeza profissional mais eficiente possível
Veja formas de alcançar mais eficiência e qualidade em seus processos de limpeza:
- Comece pela organização
Esse é o primeiro passo da limpeza. Para facilitar ainda mais o dia a dia, crie uma cultura e rotina de manutenção da organização nos espaços, envolvendo todos que os utilizam. Isso tornará o trabalho da equipe de limpeza mais simples e rápido.
Guardar equipamentos e ferramentas em seus respectivos lugares, jogar fora os restos de papel e outros resíduos, e separar todos os itens que serão usados na limpeza antes de iniciá-la são alguns pontos que fazem parte dessa organização.
- Use os produtos certos
Os produtos devem ser específicos para essa finalidade. Os químicos de uso doméstico não oferecem a eficácia necessária nas empresas, enquanto os profissionais têm fórmulas especializadas e maior poder de ação contra microrganismos, protegendo da contaminação cruzada e a proliferação de doenças. Assim, eles geram um desempenho muito melhor.
Esses itens também trazem mais economia: geralmente, são concentrados e precisam ser diluídos em água, gerando um rendimento maior. Sem falar na variedade de linhas e opções, o que garante a limpeza adequada e a adequação às normas para cada tipo de espaço e empresa. Existem, por exemplo, produtos próprios para o uso hospitalar, industrial ou em cozinhas, e para cada tipo de superfície e objeto, como pisos, vidros, eletrônicos, etc.
- Siga uma rotina de limpeza
Crie um cronograma de limpeza, que abranja as tarefas necessárias em todos os espaços. Ele será o guia diário da equipe responsável pela higienização, orientando sobre o que deve ser feito diariamente, semanalmente, quinzenalmente e mensalmente.
A limpeza mais leve, geral, deve ser realizada com mais frequência. A desinfecção profunda também é importante e em pontos delicados, como banheiros e cozinhas, é necessária ao menos uma vez por semana. É importante avaliar quais são as demandas da sua empresa e organizar uma rotina que faça sentido, otimizando o tempo dos profissionais e garantindo a sanitização adequada.
Dica extra: aposte em treinamentos profissionais
Para trabalhar com eficiência, a sua equipe precisa estar preparada. Aplicando boas práticas e técnicas e usando cada produto corretamente, os resultados serão muito melhores, e requerendo menos esforço.
Conte conosco para capacitar o seu time
Com nossos instrutores experientes, você garante benefícios como:
- Treinamentos básicos sobre higienização, higiene pessoal, conservação de pisos, processamento de roupas em lavanderias, riscos de contaminação, manuseio correto de produtos químicos e mais;
- Consultoria técnica permanente;
- Ferramentas de apoio para cálculos de rendimento e índice de produtividade e custo em uso;
- Orientações sobre a utilização correta de equipamentos e produtos profissionais.
Entre em contato e veja como podemos ajudar a sua empresa a elevar a limpeza profissional.
Notícias Relacionadas
Tem interesse em nossas soluções?
Receba um conteúdo especializado assinando nossa newsletter.
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.