Entenda a importância de ter um Depósito de Material de Limpeza organizado em sua empresa
O depósito de materiais de limpeza é muito importante para levar qualidade e otimização aos processos da sua empresa. Saiba Mais!
Ter uma empresa limpa e organizada reflete o quanto os gestores se preocupam com a saúde das pessoas, sejam elas colaboradores, parceiros ou ademais que frequentam o local, e também com a imagem que a marca busca passar no mercado.
Isso engloba higiene profissional em ambientes e, especialmente, um Depósito de Materiais de Limpeza limpo, arrumado e ordenado, assunto o qual vamos abordar hoje.
O que é um Depósito de Material de Limpeza?
O DML é um espaço obrigatório em locais de saúde, hospitais, farmácias, clínicas, consultórios, mas é também indicado para empresas, escritórios, comércio e indústrias que investem em limpeza e higienização profissional de qualidade.
É neste espaço que se armazena todos os produtos de limpeza, garantindo proteção à saúde das pessoas e facilidade para encontrar itens para limpar ambientes.
Como organizar o DML?
Segundo a ANVISA, o DML é um local destinado ao armazenamento de equipamentos, utensílios e material de limpeza, dotado de tanque de lavagem, abrigando detergentes, desinfetantes, ceras, limpadores, multiuso, mops, rodos, panos, baldes e luvas, por exemplo.
Além disso, os produtos devem estar regularizados junto à Anvisa, sendo conservados em áreas especificamente designadas, sempre identificados. Lembrando que o espaço exige padrões de organização para armazenamento correto, logística inteligente, de fácil acesso e manuseio dos produtos de limpeza e ferramentas.
O ideal é que as instalações possuam superfícies lisas e impermeáveis, resistentes a produtos químicos e simples de serem limpas, tendo condições de ventilação e iluminação de acordo com as tarefas ali desenvolvidas.
A necessidade de registro de produtos para o DML
Para compra, armazenamento e uso de itens de limpeza profissional, é fundamental que o fornecedor seja certificado e registrado, garantindo substâncias controladas com as Fichas de Informação de Segurança para Produtos Químicos (FISPQs).
As FISPQs são documentos elaborados de acordo com normas técnicas e cada produto deve conter informações importantes, como a identificação dos compostos químicos, medidas de segurança a serem tomadas no uso e demais informações que auxiliem a utilização correta e segura.
O DML necessita que as FISPQs dos produtos estejam sempre visíveis, para consulta de colaboradores, clientes e fiscais.
Investimento necessário: documento com as diretrizes operacionais (POP)
O POP (Procedimento Operacional Padrão) é um documento que expressa o planejamento do trabalho repetitivo que deve ser executado para o alcance da meta padrão, fundamental para empresas que possuem DML. Ele tem o intuito de padronizar e minimizar a ocorrência de desvios na execução de tarefas fundamentais, para o funcionamento correto do processo.
Devem constar:
- Nome do procedimento
- Local da aplicação
- Responsável pela tarefa
- Responsável pela elaboração do POP
- Materiais envolvidos nos procedimentos
- Descrição do passo a passo dos procedimento
Solicite uma consultoria gratuita
Ajudamos você a organizar o seu DML da melhor forma, analisando processos e indicando as melhorias que devem ser feitas para que o espaço esteja 100% em funcionamento.
Através da solicitação da consultoria gratuita WT, você recebe apoio de nossos consultores especialistas e torna ainda mais profissional a limpeza do seu negócio.
Clique aqui e fale conosco!
Notícias Relacionadas
Tem interesse em nossas soluções?
Receba um conteúdo especializado assinando nossa newsletter.
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.