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Entenda a importância de ter um Depósito de Material de Limpeza organizado em sua empresa

O depósito de materiais de limpeza é muito importante para levar qualidade e otimização aos processos da sua empresa. Saiba Mais!

02 / 12 / 2021
Entenda a importância de ter um Depósito de Material de Limpeza organizado em sua empresa

Ter uma empresa limpa e organizada reflete o quanto os gestores se preocupam com a saúde das pessoas, sejam elas colaboradores, parceiros ou ademais que frequentam o local, e também com a imagem que a marca busca passar no mercado.

Isso engloba higiene profissional em ambientes e, especialmente, um Depósito de Materiais de Limpeza limpo, arrumado e ordenado, assunto o qual vamos abordar hoje. 

O que é um Depósito de Material de Limpeza?

O DML é um espaço obrigatório em locais de saúde, hospitais, farmácias, clínicas, consultórios, mas é também indicado para empresas, escritórios, comércio e indústrias que investem em limpeza e higienização profissional de qualidade.

É neste espaço que se armazena todos os produtos de limpeza, garantindo proteção à saúde das pessoas e facilidade para encontrar itens para limpar ambientes.

Como organizar o DML?

Segundo a ANVISA, o DML é um local destinado ao armazenamento de equipamentos, utensílios e material de limpeza, dotado de tanque de lavagem, abrigando detergentes, desinfetantes, ceras, limpadores, multiuso, mops, rodos, panos, baldes e luvas, por exemplo.

Além disso, os produtos devem estar regularizados junto à Anvisa, sendo conservados em áreas especificamente designadas, sempre identificados. Lembrando que o espaço exige padrões de organização para armazenamento correto, logística inteligente, de fácil acesso e manuseio dos produtos de limpeza e ferramentas.

O ideal é que as instalações possuam superfícies lisas e impermeáveis, resistentes a produtos químicos e simples de serem limpas, tendo condições de ventilação e iluminação de acordo com as tarefas ali desenvolvidas. 

A necessidade de registro de produtos para o DML

Para compra, armazenamento e uso de itens de limpeza profissional, é fundamental que o fornecedor seja certificado e registrado, garantindo substâncias controladas com as Fichas de Informação de Segurança para Produtos Químicos (FISPQs).

As FISPQs são documentos elaborados de acordo com normas técnicas e cada produto deve conter informações importantes, como a identificação dos compostos químicos, medidas de segurança a serem tomadas no uso e demais informações que auxiliem a utilização correta e segura.

O DML necessita que as FISPQs dos produtos estejam sempre visíveis, para consulta de colaboradores, clientes e fiscais. 

Investimento necessário: documento com as diretrizes operacionais (POP)

O POP (Procedimento Operacional Padrão) é um documento que expressa o planejamento do trabalho repetitivo que deve ser executado para o alcance da meta padrão, fundamental para empresas que possuem DML. Ele tem o intuito de padronizar e minimizar a ocorrência de desvios na execução de tarefas fundamentais, para o funcionamento correto do processo. 

Devem constar:

  • Nome do procedimento
  • Local da aplicação
  • Responsável pela tarefa
  • Responsável pela elaboração do POP
  • Materiais envolvidos nos procedimentos
  • Descrição do passo a passo dos procedimento

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