ESG: descubra o significado dessa sigla e a importância para as empresas
Já ouviu falar em ESG e não sabe o que significa? Nós explicamos o conceito e a relação com a limpeza profissional!
O termo ESG tem aparecido com frequência quando o assunto é boas práticas empresariais. Visando avaliar as instituições no que diz respeito aos impactos e cuidados ambientais, aos aspectos sociais e a própria transparência e governança interna, esse conceito traz diversos benefícios.
Mas, afinal, o que essa sigla significa? E qual a relação desse tema com a limpeza profissional? Acompanhe o texto para responder essas questões!
O que é ESG?
O significado da sigla é “Environmental, Social and Governance”, o que podemos traduzir como Ambiental, Social e Governança. Portanto, a abordagem se refere a medidas e práticas que beneficiem esses aspectos dentro das organizações.
O objetivo é que, ao implementar o ESG, as empresas trabalhem de forma mais sustentável, consciente, transparente e ética, e gerem vantagens para a sociedade.
Veja o que pode fazer parte de cada um dos três pilares:
- Ambiental - Iniciativas voltadas à preservação ambiental, como diminuição da emissão de poluentes, da poluição e do desmatamento; aumentar a eficiência energética nas operações; gerir os resíduos corretamente, entre outras.
- Social - Abrange a responsabilidade social e o que a empresa gera na comunidade em que está inserida e para a sua própria equipe. Aqui, podemos citar a segurança do trabalho, o salário justo, a proteção de dados pessoais, a valorização da diversidade e também ações solidárias e projetos sociais, que beneficiem as pessoas ao redor da instituição.
- Governança - Diz respeito aos processos internos que garantem uma gestão adequada e de acordo com a legislação. Envolve auditorias, políticas de combate à corrupção, canais de denúncia, transparência e mais.
Qual é a relevância do ESG para as instituições?
Pensar nos aspectos do ESG é diferencial estratégico. Muitos investidores buscam por empresas que levam a sério esses valores, e o mesmo vale para os consumidores e os profissionais.
De acordo com dados do IBM Institute for Business Value, 66% dos entrevistados mudariam os seus hábitos de compra para diminuir impactos ambientais. Além disso, 71% dos candidatos a empregos enxergam as empresas sustentáveis como opções mais atrativas e 59% dos investidores pretendem comprar ou vender ativos tendo esses critérios como base.
Portanto, levar em conta os conceitos Ambiental, Social e de Governança pode transformar a realidade de um negócio, agregando rendimento, reconhecimento, satisfação da equipe e muito mais.
Como o ESG se relaciona com os esforços de limpeza?
Considerando que os pilares do ESG visam o cuidado ambiental e também com as pessoas, ele tem tudo a ver com a limpeza profissional adequada.
Afinal, quando feita corretamente, a higienização empresarial e a organização dos ambientes trazem benefícios como:
- Gestão de resíduos com menor impacto ambiental, evitando problemas que podem prejudicar a fauna, a flora e os habitantes da região;
- Menos gasto de água e produtos, diminuindo o desgaste aos recursos naturais e também contribuindo para a gestão da empresa;
- Preservação do bem-estar, conforto e saúde dos colaboradores e clientes, ou seja, da comunidade da empresa;
- Conscientização sobre boas práticas de limpeza, reciclagem e mais, ajudando a educar a sociedade em temas importantes.
Esses são apenas alguns exemplos de como a boa limpeza ajuda as instituições a se adequarem nesse conceito.
Não se esqueça: essa missão é de todos nós
O ESG deve ir além de um conjunto de normas seguidas apenas no papel! Seja na sua empresa ou no dia a dia da vida pessoal, lembre-se de considerar o impacto das suas ações para o ambiente e as pessoas ao seu redor. Apoiar instituições que abraçam a sua responsabilidade nesse sentido também faz parte disso!
Notícias Relacionadas
Tem interesse em nossas soluções?
Receba um conteúdo especializado assinando nossa newsletter.
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.