Limpeza predial: saiba a importância e veja dicas de como fazer!
Nos prédios que abrigam e recebem muitas pessoas diariamente, a limpeza é um dos cuidados mais necessários. Veja como fazê-la e conheça os benefícios!
Nos prédios e condomínios, sejam eles residenciais ou comerciais, a boa limpeza é um dos aspectos fundamentais da manutenção. Além de oferecer higiene, ela ajuda em outros pontos, para oferecer bem-estar e segurança a todos que transitam nesses espaços e até mesmo valorizar e manter a estrutura das construções
Mas, quais são os fatores que tornam a limpeza predial tão importante? Acompanhe o texto para descobrir a resposta e confira algumas dicas para fazer esse processo da maneira adequada. Boa leitura!
Qual é a importância da limpeza predial?
Nesse contexto, as práticas de sanitização e higiene têm múltiplas finalidades, contribuindo em diversos âmbitos. Veja alguns motivos para valorizar a limpeza nos prédios!
- Mantém uma boa imagem
Quando você entra em um ambiente e logo percebe sujeira no chão, teias de aranha e poeira, não se sente bem, certo? Por essa razão, higienizar frequentemente os espaços de circulação é fundamental. Assim, quem mora, trabalha ou visita um prédio se sente em um lugar agradável, o que colabora para a sua produtividade, humor e conforto. Tudo isso ajuda a transmitir uma imagem positiva. - Cuida da saúde
Eliminar possíveis agentes de contaminação, que podem estar presentes em qualquer lugar, é uma ação importante para a saúde das pessoas, diminuindo as chances de doenças circularem no espaço. Além disso, o pó e o mofo desencadeiam crises alérgicas, prejudicando o bem-estar. - Preserva a estrutura
Nos prédios, a limpeza vai além de manter tudo organizado e bonito. Ela é fundamental para conservar a infraestrutura. Os imóveis que têm processos regulares de higienização, geralmente, requerem menos manutenção e apresentam poucos danos estruturais, como vazamentos, infiltrações e curto-circuitos. Ou seja, a higiene colabora para a segurança de quem usa o espaço e diminui os gastos com reparos, também ajudando a valorizar financeiramente o prédio.
Como fazer a limpeza predial corretamente?
Para limpar um espaço grande de forma eficiente, é preciso ter um planejamento que atenda a todas as diferentes necessidades da higienização predial. A melhor maneira de fazer isso é desenvolvendo um cronograma, separando as atividades em três grupos:
- Limpeza de conservação
Tem o objetivo de evitar o acúmulo de sujeira e manter a estética, incluindo tarefas que são feitas diariamente, como varrer o chão, tirar o lixo e organizar os ambientes. - Limpeza de manutenção
Também deve ser feita frequentemente, todos os dias ou algumas vezes por semana, dependendo do uso do local, mas envolve um trabalho mais pesado: limpeza dos banheiros e higienização dos pisos, por exemplo. - Limpeza geral
Geralmente, ocorre semanalmente e é a sanitização profunda de todos os ambientes. Inclui, além dos pontos já citados, a lavação das áreas externas e a limpeza de vidros e paredes, entre outros aspectos. É o processo de higiene mais rigoroso e detalhado.
Identificar quais são as atividades de limpeza predial importantes para o seu negócio e depois separá-las nessas categorias é o primeiro passo para ter mais eficiência e organização neste âmbito.
Preserve o seu prédio com a nossa ajuda!
Aqui, na WT, oferecemos serviços de limpeza especializados para cada tipo de ambiente. Assim, podemos ajudar você a manter tudo limpo, sanitizado e conservado, valorizando e preservando a estrutura predial. Fale conosco para saber mais!
Notícias Relacionadas
Tem interesse em nossas soluções?
Receba um conteúdo especializado assinando nossa newsletter.
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.