Carregando...
Blog

Limpeza x Desinfecção: entenda a diferença

Saiba qual é a diferença entre limpeza e desinfecção e entenda qual é mais indicada em cada caso.

08 / 12 / 2021
Limpeza x Desinfecção: entenda a diferença

Limpar e desinfetar são duas palavras diferentes, mas que parecem ter funções similares ou idênticas quando lidas, certo? Errado!

Ao lê-las, nosso cérebro pode remeter que ambas devem fazer a mesma coisa. Entretanto, na prática, elas funcionam de formas diferentes, têm objetivos distintos e prometem resultados eficazes.

Quer entender sobre essa diferença e saber qual é mais indicada para cada caso? Continue aqui e boa leitura!

O que é limpeza e o que é desinfecção?

A limpeza é traduzida pela remoção de qualquer sujeira visível a olho nu. Ou seja, não há preocupação ou atenção maior quanto ao percentual de sujidade removida, já que apenas será limpo o que o olho humano não vê mais. Ela pode ser realizada utilizando um pano seco ou úmido e, em alguns casos, um produto simples ou até mesmo água. 

Já a desinfecção se resume em um processo de destruição de microrganismos na forma vegetativa - principalmente os que são capazes de transmitir doenças infecciosas , que estão presentes em ambientes, objetos ou superfícies. Ou seja, em palavras simples, tem o poder de desinfetar espaços e remover fungos, germes, vírus e bactérias.

Limpeza x desinfecção: afinal, qual a diferença?

Resumindo, a limpeza remove matéria orgânica, sais e a sujeira mais superficial, apenas reduzindo a carga microbiana, enquanto que a desinfecção elimina todos os agentes infecciosos, até mesmo os mais resistentes.

No entanto, há outra diferença entre elas que merece destaque. Para cada um destes serviços, existe um produto diferente que deve ser utilizado, geralmente com descritivo de seu uso nos rótulos. Por isso é tão importante prestar atenção aos avisos e instruções de perigo.

Os produtos de limpeza são considerados mais simples, como aqueles usados para lavar uma casa ou o próprio detergente de louças comprado em supermercados, por exemplo. Já os de desinfecção são aqueles feitos com grandes fórmulas químicas e que garantem resultados mais eficazes na aplicação, como álcool etílico 70%, fenóis, hipoclorito de sódio, quaternário de amônio (para desinfecção de superfícies), etc.

Por que a desinfecção garante mais eficácia à saúde de pessoas e segurança de ambientes?

Simples: sua formulação concentrada é capaz de eliminar todos os agentes infecciosos que podem vir a causar algum tipo de patologia à saúde das pessoas. Quando colocada em prática, com o uso de produtos profissionais e adequados, elimina todos os microrganismos dos ambientes, deixando-os limpos e seguros para serem frequentados e utilizados.

Em espaços de grande circulação, como escritórios, indústrias, empresas, supermercados, estabelecimentos, hotéis, entre outros, ela é ainda mais imprescindível!

Dicas para realizar a desinfecção de ambientes

Confira as principais ações que devem ser realizadas ao desinfetar ambientes:

- Priorize a limpeza e desinfecção de superfícies;

- Contrate profissionais especializados ou tenha ciência dos principais protocolos de higienização;

- Faça a desinfecção dos equipamentos e objetos com frequência;

- Utilize produtos profissionais e certificados.

Conte com a WT!

Temos à disposição soluções profissionais variadas para proporcionar à sua empresa uma desinfecção completa e eficaz, garantindo custo-benefício e resultado satisfatório.

Clique aqui e saiba como podemos ajudá-lo!

Notícias Relacionadas

Tem interesse em nossas soluções?

Receba um conteúdo especializado assinando nossa newsletter.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.