Mitos e verdades sobre limpeza: conheça alguns dos mais comuns!
Sete mitos e verdades sobre a limpeza!
Todo mundo conhece alguma receitinha mágica de limpeza, não é? Mas, nem sempre essas dicas populares são corretas para o contexto profissional e higienizam adequadamente. Às vezes, elas podem até mesmo danificar objetos.
Pensando nisso, criamos esse material para desmistificar sete mitos comuns na limpeza. Acompanhe o texto e descubra quais não funcionam e quais são boas práticas de limpeza!
Desmistificando sete crenças comuns sobre limpeza
Veja algumas ideias comuns sobre higienização e saiba o que é mito e o que é verdade.
- O álcool é sempre um ótimo desinfetante
Mito! Ele pode sim ser usado para essa função, mas, a eficácia depende da concentração do produto e de como o procedimento é feito. O recomendado para superfícies é o álcool 70%, que deve ser esfregado por 30 segundos. Em outros casos, não é a melhor opção para desinfetar.
- Mármore e granito podem ser limpos com qualquer tipo de produto
Mito! Por serem superfícies lisas, tem-se a ilusão de que é fácil limpar mármore e granito com qualquer item. Na verdade, não se deve usar químicos ácidos ou alcalinos, pois eles podem danificar as pedras. Utilize sempre produtos neutros para limpá-los.
- Usar os produtos da forma certa gera economia
Verdade! Escolher o item adequado para cada função e optar por procedimentos eficientes traz mais agilidade na limpeza, evita retrabalho e diminui o desperdício de água, economizando em vários aspectos.
- Quanto mais espuma um produto gera, mais ele limpa
Mito! Temos essa falsa impressão de que a espuma é sinônimo de limpeza. Na verdade, existem algumas substâncias específicas que provocam essa reação, mas não indicam, necessariamente, uma higienização eficaz. Sem falar que o excesso de espuma dificulta o enxágue, culminando no aumento de gastos e gerando ainda mais o tempo de trabalho.
- Produtos à base de cloro danificam estofados
Verdade! O cloro é eficiente para higienizar, porém, ele desbota os tecidos. Por isso, não deve ser usado para limpar sofás, cortinas, tapetes e outros materiais têxteis.
- Misturar produtos aumenta a eficácia deles
Mito! Os elementos podem até se tornar menos eficazes se misturados. Além disso, essa prática deve ser evitada ao máximo para proteger a saúde de quem usa os produtos. Afinal, a mistura de diferentes químicos pode causar reações perigosas.
- Alguns produtos de limpeza eliminam bactérias
Verdade! Desinfetantes eliminam até 99,99% das bactérias, desde que o seu uso respeite as recomendações de diluição e tempo de contato. Da mesma forma, detergentes neutros removem até 80%. O álcool também tem essa função quando utilizado da forma adequada.
Esses são apenas alguns exemplos de mitos que fazem parte do dia a dia da limpeza. Para evitar ações incorretas e que podem prejudicar o bem-estar das pessoas e a eficácia dos processos, sempre siga as recomendações do fabricante do produto e pesquise antes de testar uma técnica nova.
Estamos prontos para ajudar você em qualquer situação!
Aqui, na WT, trabalhamos com limpeza profissional para qualquer segmento, oferecendo diversos serviços, incluindo treinamentos e capacitações, para que a sua equipe tenha sempre as melhores práticas. Entre em contato conosco e saiba mais!
Notícias Relacionadas
Tem interesse em nossas soluções?
Receba um conteúdo especializado assinando nossa newsletter.
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.