Carregando...
Blog

O pH na limpeza: saiba como ter uma higiene eficaz

Saiba qual é a importância de entender os níveis de pH nos produtos de limpeza para manter os ambientes da sua empresa sempre bem higienizados. Leia Aqui!

02 / 03 / 2022
O pH na limpeza: saiba como ter uma higiene eficaz

Em tempos de pandemia da Covid-19, a higiene de estabelecimentos comerciais e empresariais se tornou imprescindível para manter afastado o risco de contaminação. Mas, você sabia que, dependendo do índice de pH do insumo utilizado, a limpeza do local pode não ser eficiente?

Entenda qual é a importância de verificar o nível de pH dos produtos usados e saiba para que serve cada um, analisando qual é a melhor solução para o seu negócio.

Fique conosco e boa leitura!

O que é o pH? 

É uma sigla para potencial hidrogeniônico de uma solução. Ou seja, o pH é sobre a concentração de íons de hidrogênio (H+) em um composto químico. Dependendo da quantidade presente no insumo, podemos saber se ele é ácido, alcalino ou neutro. 

O grau é representado por uma escala que vai de 0 a 14. As soluções com pH sete são neutras, aquelas com níveis abaixo de sete são ácidas e, acima de sete, são alcalinas. Confira abaixo a escala.


A importância do nível de pH na limpeza

Processo indispensável, a limpeza é a combinação de dois fatores: ação mecânica e reação química. Cada superfície possui determinada característica e, para cada etapa do procedimento de higienização, há um determinado tipo de produto.

Definir o nível de pH de um insumo é muito importante para obter o melhor resultado possível durante as ações de desinfecção.

O papel do pH 

No dia a dia, ao utilizar um insumo, é indicado verificar o potencial hidrogeniônico antes de fazer a limpeza, para obter o melhor nível de eficiência possível. 

Por exemplo, um detergente alcalino, nível acima de sete, é mais eficaz para limpar resíduos à base de gordura, proteínas animais, frituras, molhos, óleos, graxas e etc, sendo indicado para estabelecimentos comerciais do ramo de alimentação. Por outro lado, resíduos à base de minerais e sujeiras causadas em obras pedem um composto ácido. O detergente com pH entre zero e sete também é indicado para limpeza de ferrugem, sangue, cimento e terra.

E se eu utilizar um produto com pH incorreto?

A menos que seja em situações específicas, não há problema em utilizar o insumo com pH errado no processo. Mas, é preciso entender que, dependendo da situação, pode ser que a higiene do local não fique completa. 

Para evitar problemas, informe-se sobre qual a sua necessidade e utilize o produto correto. 

Garanta seu estabelecimento bem higienizado

Nós, da WT, por meio de uma consultoria especializada, analisamos a sua empresa, realizamos estudos e indicamos os produtos com pH adequado para uma limpeza segura. 

A partir disso, anotamos ações e prevemos melhorias com o uso das melhores soluções para tornar profissional e eficiente a higiene do seu negócio.

Clique aqui e saiba mais!

Notícias Relacionadas

Tem interesse em nossas soluções?

Receba um conteúdo especializado assinando nossa newsletter.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.