Otimize os processos de limpeza da sua empresa com um cronograma
Para ter uma limpeza empresarial organizada e assertiva, um cronograma pode ajudar. Veja as nossas dicas para criar o seu!
Manter a qualidade e a eficiência na limpeza empresarial requer muita organização. Afinal, para garantir que todos os processos sejam feitos com o cuidado necessário, é preciso planejamento.
Uma ótima ferramenta para administrar a higienização institucional é o cronograma de limpeza. Criar um, de acordo com as necessidades do seu negócio, ajuda a otimizar o trabalho. Veja como fazer o seu cronograma e conheça os benefícios dessa prática.
Boa leitura!
Quais são as vantagens do cronograma de limpeza empresarial?
Confira os principais motivos para ter um cronograma de higienização:
- Evita o acúmulo de sujeira;
- Reduz o tempo gasto em cada tarefa;
- Permite uma divisão melhor do trabalho;
- Ajuda a lembrar de tudo o que precisa ser feito;
- Facilita a rotina;
- Mantém os espaços limpos e organizados por mais tempo.
3 dicas para criar o seu cronograma de limpeza institucional
Descubra o que levar em conta na hora de elaborar o cronograma:
- Planejamento das ações
Liste todos os espaços e objetos que precisam ser limpos, determinando tanto as tarefas simples do dia a dia, quanto as mais complexas. Escreva todos os processos envolvidos em cada um dos ambientes da sua empresa, criando uma checklist.
- Treinamento da equipe
Os seus colaboradores precisam estar capacitados para realizar tudo o que está indicado na lista com segurança, eficiência e assertividade. Por isso, a elaboração do cronograma deve estar aliada a treinamentos e capacitações, que garantam a excelência em todas as atividades.
- Frequência da limpeza
Após identificar tudo o que é preciso ser feito, separe o que deve ser limpo diariamente, semanalmente, quinzenalmente e mensalmente. Essa definição varia de acordo com a empresa, o segmento e o fluxo de pessoas, entre outros aspectos.
Dica extra da WT
Você pode estar pensando: quais tarefas precisam estar nesse cronograma? Mesmo fazendo um mapeamento geral, alguns procedimentos importantes podem ser esquecidos. Veja o que não pode faltar:
- Escritórios, salas de reuniões e recepções
Devem ser limpos com frequência, incluindo detalhes como tirar o lixo, organizar mesas, e aspirar e limpar o piso. A higienização mensal ou quinzenal envolve a limpeza das paredes, janelas, lustres, ventiladores e aparelhos de ar-condicionado.
- Banheiros
Para evitar a contaminação, devem ser desinfetados todos os dias. A higienização pesada, retirando incrustações e lavando ralos, deve estar no cronograma semanal.
- Cozinha e refeitórios
Também precisam de uma atenção especial, com limpeza profunda diariamente, para garantir a segurança sanitária.
- Corredores, elevadores e escadas
Pelo alto fluxo de pessoas, também devem ser limpos todos os dias, impedindo a circulação de bactérias e vírus.
Garanta as melhores soluções de limpeza empresarial
Aqui, na WT, trabalhamos de forma consultiva e personalizada, analisando o contexto da instituição e oferecendo produtos, serviços e treinamentos adequados para cada caso.
Entre em contato e descubra como podemos ajudar a sua empresa!
Notícias Relacionadas
Tem interesse em nossas soluções?
Receba um conteúdo especializado assinando nossa newsletter.
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.