Carregando...
Blog

15 de outubro: dia mundial da lavagem das mãos

Esta campanha educativa promove, desde 2008, a conscientização sobre a forma correta de lavar as mãos.

15 / 10 / 2019
15 de outubro: dia mundial da lavagem das mãos

O dia 15 de outubro é conhecido como o Dia Mundial da Lavagem das Mãos (Global Hand Washing Day). Esta campanha educativa promove, desde 2008, a conscientização sobre a forma correta de lavar as mãos.

Em diversos lugares do mundo, a higienização das mãos tende a ser um hábito negligenciado ou de pouca importância. Isto é comum a muitas classes sociais, o que torna esta campanha ainda mais importante, já que pequenas atitudes podem salvar vidas. É sabido que manter cuidados básicos de higiene corporal é essencial para evitar doenças e contaminações. Estes cuidados envolvem desde lavar as mãos antes das refeições quanto depois de usar o banheiro.

 

Qual a importância de lavar as mãos corretamente?

Em 1847, o médico húngaro Ignaz Semmelweis constatou que a mortalidade de crianças era menor ao nascer quando o parto era realizado por parteiras. Isso acontecia porque elas possuíam melhores hábitos de higiene do que os médicos da mesma época.

Em 2016, dados da Unicef demostraram a importância de lavar as mãos com água e sabão. A mortalidade de recém-nascidos pode ser reduzida em até 41%. Ainda segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância, cerca de 5.000 crianças morrem de doenças diarreicas, que causam desidratação.

As mãos estão em constante contado com vírus e bactérias, que estão por toda a parte. O simples ato de lavá-las adequadamente pode reduzir em quase 50% a taxa de diarreia entre crianças e infecções respiratórias em cerca de 25%. Sendo assim, a limpeza correta das mãos eliminam as principais vias de transmissões de doenças como conjuntivite, herpes, pneumonia e resfriados.

 

Qual a forma correta de lavar as mãos?

Deve-se utilizar água e sabão a fim de reduzir o número de epidemias e doenças infecciosas. Caso não haja sabão, pode-se utilizar detergente para as mãos. Em seguida, é necessário esfregar as palmas das mãos, os dedos e os espaços entre eles. As pontas dos dedos e as unhas das duas mãos devem ser friccionadas e seguidas de enxágue. Por fim, recomenda-se utilizar panos ou papeis limpos para enxugar bem as mãos e os dedos.

 

Quando começar a abordar a lavagem das mãos?

A limpeza correta das mãos é essencial ao longo de toda a vida e nunca é tarde para aprender a forma apropriada de fazê-la. Apesar disso, familiares e professores podem começar a incentivar este e outros hábitos ainda durante a infância. O momento pode ser transformado em uma atividade divertida, a ser repetida em vários momentos do dia, todos os dias. Com isso, as crianças aprenderão este e outros costumes como escovar os dentes de maneira adequada. É preciso tornar a lavagem das mãos um hábito obrigatório para todos, sendo aprendido nos primeiros anos de vida e socialização.

Além disso, lavar as mãos corretamente pode aumentar a frequência escolar, já que evita a transmissão de infecções. Sendo assim, este costume ajuda a prevenir o contágio dos estudantes, reduzindo licenças médicas e ausência dos ambientes de ensino.

 

Notícias Relacionadas

Tem interesse em nossas soluções?

Receba um conteúdo especializado assinando nossa newsletter.