Carregando...
Blog

Volta às aulas em tempos de pandemia: como se adaptar a esse novo cenário

Afinal, como será esse retorno? Como cuidar de todos e manter o vírus longe? Como higienizar os ambientes para evitar a proliferação do vírus? Saiba mais aqui!

07 / 08 / 2020
Volta às aulas em tempos de pandemia: como se adaptar a esse novo cenário
Há uma movimentação em diversos estados do Brasil onde estão colocando em questão a possibilidade da volta às aulas e do ano letivo ainda em 2020.

Esse assunto chega carregado de preocupação e diversas incertezas: afinal, como será esse retorno? Como cuidar de todos e manter o vírus longe? Como evitar a proliferação do Coronavírus?

Diante de todas essas dúvidas, a única certeza que podemos ter no momento é que os cuidados com a higienização nos ambientes escolares precisarão ser adaptados e redobrados para que as aulas possam voltar.

Afinal, antes de qualquer coisa, precisamos ter em mente que a segurança dos alunos e dos colaboradores das redes de ensino precisam e devem estar em primeiro lugar.

Dito que o retorno das aulas em breve pode ser tornar uma realidade, vamos entender como realizar a higienização do ambiente escolar e qual a importância desse processo para evitar a contaminação!

A importância da higienização para evitar a contaminação

Escolas são ambientes com um grande número de circulação de pessoas. Diante disso, a limpeza e higienização desses locais é fundamental para o bom andamento das atividades, garantindo a saúde e a aprendizagem de todos. Com a Covid-19 em cena e o possível retorno das aulas, esses cuidados precisam ser redobrados ou até mesmo triplicados.

Contando com alta possível circulação de alunos, professores, colaboradores, fornecedores e visitantes nestes espaços, há também o fato da quantidade de tempo que essas pessoas passam diariamente nos ambientes escolares.

Somando ao que falamos anteriormente, também há o fato de que as escolas possuem muitos ambientes: salas de aula, cantinas e cozinhas, quadras de esportes, vestiários, centros de informática, áreas de convivência, banheiros, laboratórios e muitos outros. Neles, há uma intensa circulação de pessoas tocando em corrimãos, carteiras, torneiras, maçanetas, mesas, cadeiras, paredes, bancos e bebedouros.

Por tudo isso ser muito intenso, a possibilidade de contaminação é ainda mais alta do que em outros locais, por exemplo. Ou seja: é preciso atenção máxima na limpeza, higienização e atitudes preventivas para atuar frente à pandemia que vivemos atualmente, e somente isso é capaz de ajudar nesse processo de não proliferação e contaminação do vírus.

Não só a prática da higienização é fundamental, como também a realização de campanhas de conscientização sobre a limpeza e conservação desses locais. Ao mesmo tempo, é necessário agir! Portanto, é importante optar por técnicas e produtos específicos para que essa higienização seja eficiente e eficaz para combater o vírus e possíveis contaminações, garantindo a saúde de todos.

Confira algumas dicas de como deixar o ambiente escolar higienizado e bem cuidado

Veja agora algumas dicas para higienizar os ambientes escolares:

- Remover o pó e sujidades não aderidas em todo o ambiente escolar, nas superfícies altas e baixas, em salas de aulas corredores, quadras e demais áreas;
- Fazer higienização úmida ou nebulização com produtos adequados para esse processo, que deve ser realizada em áreas sem a presença de pessoas e com a utilização de EPIs;
- Lavar todas as superfícies dos ambientes com produtos específicos, como banheiros, salas de aula etc;
- Optar sempre por utilizar produtos adequados, certificados e de qualidade;
- Escolher sempre fornecedores com quem você possa contar e confiar;
- Realizar treinamento das equipes da escola, com todos os colaboradores, explicando processos de higienização básico, bem como com a equipe de limpeza;
- Disponibilizar equipamentos para auxiliar na limpeza: pano de microfibra, mop, pano descartável etc.

Agora, confira algumas dicas de cuidados para se ter no dia a dia com uma possível volta às aulas de forma presencial:

- Deixar todos os ambientes ventilados, com janelas e portas abertas, para dificultar a proliferação do vírus;
- Certificar se produtos de higiene, como sabonete, papel toalha e outros estão sempre sendo repostos;
- Fornecer álcool em gel 70% em vários locais da escola e garantir que nunca falte;
- Corrimões, maçanetas, interruptores de luz ou quaisquer objetos ou superfícies compartilhados devem ser limpos com álcool 70% frequentemente;
- Fazer a higienização de pisos e banheiros no mínimo duas vezes ao dia, com água sanitária diluída em água e/ou álcool 70%;
- Higienizar os panos de limpeza todos os dias;
- Limpar todos os equipamentos a cada término da jornada de trabalho;
- Sinalizar os corredores, deixando um lado livre para o trânsito de pessoas;
- Utilizar placas sinalizadoras em todos os ambientes escolares para explicar sobre higienização em tempos de Covid-19.

A WT é a melhor opção para sua escola nesse momento de pandemia

Conte com a WT para garantir segurança e cuidado à vida de seus estudantes e colaboradores, assegurando ambientes protegidos em todo o espaço escolar, combatendo a pandemia da melhor forma possível.

Contamos com soluções desinfetantes de superfícies, que são efetivas frente ao SARS-CoV-2, o novo Coronavírus, além de tapetes sanitizantes para evitar a propagação do vírus, que podem ser colocados antes das salas de aulas e nas entradas da escola.

Esteja preparado para o retorno das aulas, que poderá ser em breve, e garanta a proteção de todos com a WT.

Conheça nossas soluções e solicite uma consultoria gratuita!

Notícias Relacionadas

Tem interesse em nossas soluções?

Receba um conteúdo especializado assinando nossa newsletter.