Carregando...
Blog

A utilização da máscara contra a Covid-19

A utilização da máscara se tornou uma grande aliada contra a Covid-19, já que, quanto mais pessoas usarem, menor será a propagação do vírus e, consequentemente, maior será a prevenção contra o Coronavírus.

28 / 05 / 2020
A utilização da máscara contra a Covid-19

Entretanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas em relação às máscaras e o seu uso: quem deve usá-las? Pode-se usar máscara caseira? Como fazer uma máscara em casa? Como descartá-la ou higienizá-la?

Neste texto, separamos as informações mais importantes em relação à máscara e o seu uso, garantindo um maior entendimento sobre o assunto com explicações breves e completas.

 

Posso usar máscara caseira? Como produzir a minha em casa?

 

O Ministério da Saúde, através de pronunciamentos, destacou que pesquisas garantem a aprovação do uso de máscaras caseiras, apontando que a utilização das mesmas é capaz de impedir a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca do usuário no local onde está, seja interno ou externo.

Diante dessa afirmação, a Anvisa divulgou uma nota informativa sugerindo que toda a população produza sua própria máscara caseira como forma de prevenir o Coronavírus e também para que todos possam ter acesso à proteção.

A indicação de que a população produza máscaras caseiras (de tecido) se dá pelo fato de que elas são reutilizáveis. Assim, os estoques de máscaras descartáveis, próprias para uso em hospitais, não acabam, deixando nossos profissionais da saúde sempre protegidos com máscaras apropriadas para a área.

Entretanto, algumas orientações para produzi-las devem ser seguidas, segundo a Anvisa:
– A máscara deve ser feita nas medidas corretas para cobrir totalmente a boca e o nariz, sem deixar espaços nas laterais;
– Deve ser confeccionada com tecido confortável e adaptar-se bem ao rosto, para evitar manuseio frequente;
– Para a confecção da máscara, são recomendados tecidos 100% algodão ou cotton. Também pode ser utilizado o TNT, desde que o fabricante garanta que o produto não causa alergia e seja adequado para uso humano;
– Evite materiais que possam irritar a pele, como poliéster puro e outros tecidos sintéticos.

 

Quem deve utilizar as máscaras de proteção?

 

Inicialmente, a utilização da máscaras era indicado apenas para pessoas que tinham os sintomas da Covid-19. Porém, devido ao aumento nos casos positivos do novo Coronavírus, é recomendado que todas as pessoas, ao saírem de suas casas, usem a máscara.

A orientação mudou devido a um grande número de infecções que acontecem a partir de pessoas assintomáticas, que poderiam jogar no ar gotículas sem saber que estão com o vírus, propagando-o para outras pessoas. A máscara, então, se tornou uma espécie de barreira física para que essas partículas não se propaguem no ar.

 

Instruções do uso de máscara caseira

 

As máscaras caseiras são indicadas para uso não profissional (ou seja: é indicado que profissionais da saúde utilizem máscaras cirúrgicas descartáveis, como as de modelo N95). Diante disso, outras dicas para uso e descarte devem ser seguidas para evitar a propagação do vírus. Confira:

– A utilização da máscara contra a Covid-19 é de uso individual e não deve ser compartilhada;
– As medidas de higiene e a limpeza das máscaras não profissionais em tecido e a eliminação periódica das descartáveis são ações importantes de combate à transmissão da infecção;
– Mesmo de máscara, mantenha distância de mais de 1 (um) metro de outra pessoa;
– É recomendável que cada pessoa tenha em torno de 5 (cinco) máscaras de uso individual;
– Ao tocar na máscara, deve-se executar imediatamente a higiene das mãos;
– Ao utilizá-la, cubra totalmente a boca e nariz, sem deixar espaços nas laterais;
– Não utilizar a máscara por longo período (máximo de 3 horas), trocando após esse período e sempre que tiver úmida, com sujeira aparente, danificada ou se houver dificuldade para respirar;
– A máscara deve ser lavada separadamente de outras roupas, sempre com água corrente e sabão neutro, deixando-a de molho em uma solução de água com água sanitária ou outro desinfetante equivalente de 20 a 30 minutos, enxaguando bem em água e, após secar, passar com ferro quente e guardar em recipiente fechado.

 

Lembrando que:

 

As máscaras caseiras são bem eficientes quando combinadas comedidas preventivas adicionais, como evitar tocar nos olhos, nariz e boca; cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar com o cotovelo flexionado ou lenço de papel; manter o distanciamento social; evitar compartilhar objetos pessoais; e realizar a higiene frequente das mãos com água e sabão ou álcool gel 70%.

Pensando em ajudar você a entender melhor esse processo, nós produzimos um vídeo e publicamos em nosso canal do YouTube, onde destacamos todas as medidas preventivas que devem ser tomadas em tempos de pandemia, evitando a propagação do vírus. Assista aqui!

Notícias Relacionadas

Tem interesse em nossas soluções?

Receba um conteúdo especializado assinando nossa newsletter.