Carregando...
Blog

Secador de mãos x Toalha de papel: qual é mais eficaz na eliminação de vírus?

A pandemia do novo Coronavírus trouxe à tona questões muito importantes para que sejam refletidas e adotadas de forma correta.

09 / 06 / 2020
Secador de mãos x Toalha de papel: qual é mais eficaz na eliminação de vírus?

A pandemia do novo Coronavírus trouxe à tona questões muito importantes para que sejam refletidas e adotadas de forma correta. Um destes questionamentos gira em torno de uma medida muito importante a ser tomada não somente durante a pandemia, mas na vida, que é lavar as mãos e secá-las: qual é a melhor forma de secar as mãos após a lavagem – com o secador de mãos ou com uma toalha de papel? Qual é mais eficaz no combate a vírus, germes e bactérias, a exemplo da Covid-19?

Para responder a estes questionamentos, separamos as informações de uma pesquisa feita pela Universidade de Leeds, na Inglaterra. A pesquisa apontou que secar as mãos com toalha de papel é mais eficaz na eliminação de vírus e remoção de micróbios. Lembrando que secar as mãos de forma completa após a lavagem com água e sabonete é fundamental para diminuir a disseminação de germes e bactérias.

Lembrando que as duas maneiras de secagem, tanto com papel como com o ar, podem ainda espalhar o vírus a uma curta distância. O que as difere uma da outra é que os jatos de ar podem espalhar por um maior espaço esse vírus, contaminando mais superfícies.

 

 

Por que o papel toalha é a melhor escolha para secar as mãos?

 

O primeiro fato a ser abordado é que de nada adianta lavar as mãos corretamente e não secá-las, afinal, mãos molhadas atraem bactérias, uma vez que a umidade é um ambiente favorável para que elas possam se proliferar. Ou seja: deixar as mãos totalmente secas é uma forma de estar menos suscetível a mãos infectadas com bactérias, germes etc.

Claro que, se utilizados corretamente, ambos os métodos são eficazes. Entretanto, nem sempre acontece na prática, certo? Além disso, no caso do secador, o ar quente pode ser um grande inimigo: ele mesmo pode conter uma grande quantidade de bactérias (gostam de ambientes aquecidos) e sopram o ar com pouca força.

É por isso que o papel toalha se sobressai como o melhor método de secagem das mãos, pois é capaz de enxugá-las melhor. Porém, pelo fato de o secador demorar muito mais para secar as mãos, as pessoas acabam desistindo no meio do processo, deixando as mãos úmidas e propensas a bactérias.

Inclusive, pesquisas feitas pela Universidade de Westminster, de Leeds, pelo Instituto de tecnologia de Massachusetts (MIT) e outros trabalhos publicados pelo Journal of Applied Microbiology apontam que secadores com jato de ar dispersam 1,3 mil vezes mais bactérias no ar do que as toalhas de papel.

É diante destas afirmações que o papel toalha se difere dos secadores: ele é capaz de secar totalmente as mãos de maneira mais rápida e eficaz.

 

 

Adotar e combinar todas as medidas de higiene é muito importante

 

De nada adianta você mudar atitudes e secar as mãos corretamente com o papel toalha se você não seguir outros cuidados para estar sempre saudável.

Portanto, lembre-se sempre de lavar as mãos com água e sabão/sabonete corretamente, em todos os pontos das mãos (entre os dedos, os dedos, palma da mão, pulsos etc.), bem como enxaguá-las totalmente. Cuidados como lavá-las várias vezes ao dia e não levá-las ao rosto, boca e olhos também devem ser levados em consideração!

 

A WT no combate à Covid-19 e demais vírus e bactérias

 

Somos uma empresa que atua nos segmentos de soluções de higiene e limpeza profissional e implante oral. Na área de Higiene e Limpeza Profissional, somos distribuidores dos produtos de marcas como Diversey, Tork, Santher Professional, 3M, Alfa Tennant, Hobart e Ruhof.

Queremos levar soluções que proporcionam bem-estar e melhoria na qualidade de vida das pessoas, além da melhora da saúde e no dia a dia de todos.

Solicite uma consultoria gratuita para a sua empresa clicando aqui e tenha a WT Distribuidora como parte da sua rotina, auxiliando nos cuidados de limpeza e no combate a vírus e bactérias.

Notícias Relacionadas

Tem interesse em nossas soluções?

Receba um conteúdo especializado assinando nossa newsletter.