Carregando...
Blog

O setor da hotelaria está preparado para receber clientes?

Saiba como o setor da hotelaria está lidando com a pandemia e quais os principais cuidados de higienização e limpeza para se tomar diante do novo Coronavírus.

28 / 08 / 2020
 O setor da hotelaria está preparado para receber clientes?
O setor de turismo foi um dos mais afetados com a chegada da pandemia de Covid-19. O fechamento das fronteiras e as medidas preventivas de isolamento social para a contenção do vírus fizeram com que muitos hotéis até mesmo fechassem suas portas.

Todavia, agora, alguns hotéis iniciam suas retomadas de volta ao trabalho para hospedar pessoas. No entanto, o cenário de incertezas traz à tona algumas questões: o setor está preparado para voltar à rotina e receber hóspedes novamente? Como lidar e se organizar para que tudo seja feito de forma segura?

Pensando em explicar melhor essas perguntas, criamos esse artigo, que tem o objetivo de auxiliar o setor de hotelaria a voltar ao atendimento da melhor forma possível, oferecendo segurança e saúde para todos.

Como o setor está se organizando para receber clientes?

Limpar, higienizar, espaçar, redobrar e não parar: é assim que está começando a reativação dos hotéis, atitudes que permanecerão de forma redobrada pelo menos até que se tenha total certeza de que todas as pessoas estarão imunizadas frente à Covid-19.

Neste caso de retorno, a rede de hotelaria deve se organizar. Confira as medidas de prevenção e cuidados que os hotéis devem regulamentar e permanecer fazendo:

  • Incentivo ao pagamento eletrônico;
  • Disponibilização de álcool em gel 70% em todos os andares, entradas e saídas;
  • Desinfecção de controles de TV, interruptores de luz, termostatos e maçanetas frequentemente;
  • Higienização e redução de capacidade máxima dos elevadores, incentivando o uso de escadas;
  • O café deve ser entregue nos quartos sempre que possível;
  • Em caso de bufês, garantir que os hóspedes não manipulem os alimentos (a dica é deixar os alimentos já prontos e embalados, onde um só funcionário entregará o que cada hóspede pedir);
  • Distribuição de EPIs a todos os funcionários, controle de entrada e saída e medição de temperatura.

Como manter a segurança dos hóspedes e funcionários do hotel em meio à pandemia?


Criar um ambiente seguro em tempos tão difíceis é fundamental para cuidar e oferecer proteção às pessoas, sejam funcionários ou hóspedes, evitando a propagação do vírus.

O fato de se organizar e estar preparado para que os hotéis possam receber pessoas é essencial para eliminar a insegurança e possíveis incidentes que podem gerar ainda mais incertezas.

Por isso, deixe sempre muito claro as medidas de prevenção que o hotel está tomando para garantir a saúde das pessoas. Uma ideia é colocar placas visíveis e informativas, comunicando que o hotel está tomando as devidas precauções. Essa atitude transmite confiança, reduzindo dúvidas e assegurando credibilidade à marca e à empresa.

Além de fornecer informações e destacar todas as medidas de higiene e precaução que o hotel está tomando, disponibilize EPIs como máscaras, demonstrando preocupação para com as pessoas.

Roupa de cama e banho de hotel: cuidados necessários frente à pandemia

Todos sabemos que o menor dos descuidos com um hóspede ou um colaborador pode gerar complicações, como a contaminação dos mesmos. É por isso que os cuidados com limpeza e higiene precisam ser redobrados!

Um dos itens que mais precisa de atenção, além do setor da cozinha e utensílios, é a limpeza e higienização das roupas de cama e banho da hospedagem.

Confira as principais orientações relacionadas a este assunto:

  • O profissional designado para a realização da retirada ou troca da roupa de cama deverá utilizar os seguintes EPIs (luvas, óculos, avental e máscara cirúrgica);
  • A lavanderia ou os profissionais designados para a lavagem devem recolher e trocar as roupas sujas, no mínimo, 2 vezes por semana;
  • Os carrinhos ou equipamentos utilizados no transporte da roupa suja devem ser limpos e desinfetados após cada uso;
  • Caso seja contratada lavanderia externa, o hotel deve informar os procedimentos de quarentena que estão sendo adotados pelo hotel e criar um fluxo diferenciado para as roupas recolhidas dos quartos em quarentena;
  • É fundamental lavar as roupas de banho e cama imediatamente, de preferência com desinfetante apropriado;
  • Se não houver lavanderia própria, o hotel necessita colocar as roupas em um saco impermeável fechado, e levá-lo a uma lavanderia externa para lavagem imediata;
  • Lembre-se de reforçar à equipe do hotel que é essencial seguir os procedimentos de lavagem e cuidados com as roupas de cama, aderindo processos rigorosos para essa higienização.

Conte com a WT para prevenir seu hotel e oferecer segurança aos seus colaboradores e hóspedes

A WT ajuda o seu hotel: oferecemos uma consultoria gratuita para analisar a situação atual do hotel e sugerir as melhorias adequadas aos processos de higiene e limpeza, deixando sua empresa de acordo com as medidas de prevenção necessárias.

Garanta sua consultoria gratuita aqui e padronize agora o seu estabelecimento para receber seus funcionários e clientes com segurança, oferecendo saúde a todos.

Notícias Relacionadas

Tem interesse em nossas soluções?

Receba um conteúdo especializado assinando nossa newsletter.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.