Carregando...
Blog

Restaurantes em tempos de pandemia: o impacto da higiene e limpeza nestes estabelecimentos

Com a chegada da Covid-19, muitas empresas e estabelecimentos precisaram se adaptar para poder continuar atendendo, como é o caso dos restaurantes. Mas quais cuidados tomar diante dessa situação? Saiba mais aqui!

21 / 08 / 2020
Restaurantes em tempos de pandemia: o impacto da higiene e limpeza nestes estabelecimentos
Com a chegada da pandemia da Covid-19, muitas empresas e estabelecimentos tiveram que se adaptar e se reinventar para poder continuar atendendo, como foi o caso dos restaurantes.

Em alguns locais, restaurantes só podem ser aberto em formatos delivery e/ou takeout, em outros, já foi liberada a abertura para receber clientes de forma física, porém, com certas restrições. Entretanto, em ambos os casos, os cuidados de higiene e limpeza precisam ser redobrados para a proteção de todos.

Diante disso, queremos fazer um questionamento a você, dono de restaurante: como está sendo realizada a limpeza do seu estabelecimento? Você está fazendo a higienização e desinfecção de forma correta? Você sabe se o seu restaurante não está oferecendo perigo aos clientes e funcionários?

Neste artigo, vamos ajudar você a responder essas perguntas, explicando melhor quais são os cuidados para se ter nos ambientes do restaurante, como realizar a lavagem de utensílios e quais os produtos ideais para uso.

Quais os cuidados que você deve ter dentro da cozinha?

Seguir recomendações para garantir a higiene e, consequentemente, a segurança e proteção das pessoas que passam pelo local é fundamental.

Os profissionais da cozinha devem utilizar jaleco longo, evitando contato com a pele e a vestimenta pessoal. Sobre luvas descartáveis, os especialistas não recomendam o uso, até porque precisam ser trocadas várias vezes ao dia.

Quanto ao ambiente de preparo dos alimentos, priorize por espaços ventilados e onde exista distância de dois metros entre os operadores. Antes do preparo dos alimentos, faça a higienização das embalagens, bem como dos meios e itens de transporte, como caixas e caixotes, além de veículos.

Os utensílios, como pratos, garfos, facas, copos e colheres que não são descartáveis, são itens que passam por muitas pessoas durante um dia. Claro que a lavagem de todos é fundamental sempre, independentemente da situação. Mas em tempos de pandemia, esse cuidado precisa ser redobrado: lave com atenção todos os itens, com água e sabão e, se necessário, também passe álcool 70% para finalizar.

Seu restaurante está usando produtos certificados e comprovadamente eficazes para a demanda?

As boas práticas do serviço no restaurante para a não propagação do vírus incluem proteções acrílicas em bufês, remoção de jogos americanos, de porta-guardanapos e de outros objetos que possam servir para instalação do vírus.

Objetos e móveis, como bancadas, mesas, cadeiras, maçanetas, apoios, torneiras do banheiro, entre outros, que também possuem um alto contato, precisam ser limpos várias vezes ao dia com álcool 70% ou produtos adequados e certificados para esse processo.

No que se refere à higienização, você deve se questionar: “seu restaurante está usando produtos certificados e comprovadamente eficazes para a demanda?”. É fundamental que seu estabelecimento utilize produtos considerados eficientes para a eliminação do possível vírus instalado em superfícies ou objetos, além de certificados.

Saiba como a WT pode ajudar o seu estabelecimento


Que tal padronizar a higiene e limpeza do seu estabelecimento e contar com a WT para ajudar você nesse processo?

Oferecemos à sua empresa uma consultoria gratuita para entender como está o cenário do seu estabelecimento hoje, e o que pode ser feito para melhorar, assim, garantindo eficácia e segurança de que está seguindo o protocolo da Anvisa e entregando segurança para seus clientes e funcionários.

Para saber mais, clique aqui e solicite sua consultoria gratuita!

Notícias Relacionadas

Tem interesse em nossas soluções?

Receba um conteúdo especializado assinando nossa newsletter.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.