Carregando...
Blog

Garanta a higienização correta de ambientes!

Saiba como investir na higienização e limpeza corretas de ambientes para garantir segurança à saúde das pessoas!

15 / 12 / 2021
Garanta a higienização correta de ambientes!

Higienizar ambientes se tornou um serviço ainda mais essencial depois da chegada da pandemia de Covid-19, em meados de março de 2020 e sem data para um fim próximo, visto que é a forma mais eficaz de eliminar o vírus do espaço.

No entanto, essa ação ainda traz muitas dúvidas, principalmente às empresas: o que isso significa? Quais níveis de higienização existem? Como fazer isso da forma correta? 

Pensando em responder essas questões e tornar os seus ambientes limpos, garantindo a saúde das pessoas e espaços visualmente agradáveis, criamos um post explicando melhor todo esse processo. Continue aqui e boa leitura!

Afinal, o que é higienização?

Também conhecida por sanitização ou desinfecção, a higienização é um método indicado para ser realizado após a limpeza. É responsável pela eliminação de micro-organismos vivos, como ácaros e bactérias, que vivem no ar e na poluição.

Mas, para que garanta resultados satisfatórios, é necessário realizar uma limpeza anterior minuciosa. Dessa forma, a superfície do local estará pronta para ser higienizada.

Quais são os níveis de higienização?

A higienização possui alguns níveis capazes de classificar as sujeiras e o tipo de limpeza que o ambiente necessita. Veja quais são eles: 

- Baixo nível: aqui, são aniquiladas bactérias e fungos que vivem de forma vegetativa, porém, não são eliminados esporos - que protegem a bactéria, impedindo e bloqueando que agentes químicos possam agir de maneira correta.

- Médio nível: similar ao anterior, porém, aqui, retiram-se os fungos e bactérias como bacilo da tuberculose. Para essa higienização, o recomendado é utilizar álcool etílico 70%.

- Alto nível: nesta fase, é possível eliminar a maioria dos fungos e bactérias, ficando fora apenas vírus lentos e bactérias resistentes. Aqui, recomenda-se limpeza e higienização profissional.

Aposte em rotinas e procedimentos de higienização

Antes de mais nada, faça-se perguntas, como:

  • O que é limpo?
  • Como é limpo?
  • Quando é limpo?
  • Em quanto tempo é limpo?
  • Com o que é limpo?
  • Quem limpa?

A partir daí, anote as respostas em uma planilha e faça um planejamento de higienização. Depois, parta para as seguintes fases:

  • Preparação: defina o método de trabalho a ser utilizado, preocupando-se com a eficácia do sistema adotado para limpeza, a higienização e demais critérios econômicos.
  • Execução: determine ambientes para a elaboração de fichas de execução das atividades de limpeza e higienização diária e específica.
  • Monitoramento: depois de implantado, esse processo deve ser descrito e monitorado, entendendo onde pode haver melhorias ou aprimoramento.

Conte com a WT para uma higienização eficaz!

Por meio de uma consultoria, realizamos todo o processo de análise e pesquisa, entendendo as necessidades e carências da sua empresa e indicando as soluções ideais em equipamentos, produtos e serviços.

Conte com a WT para tornar os processos de higienização mais eficientes e seguros para a sua organização. Clique aqui e solicite uma consultoria gratuita, ficaremos felizes em ajudá-lo!

Notícias Relacionadas

Tem interesse em nossas soluções?

Receba um conteúdo especializado assinando nossa newsletter.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.