Garanta a higienização correta de ambientes!
Saiba como investir na higienização e limpeza corretas de ambientes para garantir segurança à saúde das pessoas!
Higienizar ambientes se tornou um serviço ainda mais essencial depois da chegada da pandemia de Covid-19, em meados de março de 2020 e sem data para um fim próximo, visto que é a forma mais eficaz de eliminar o vírus do espaço.
No entanto, essa ação ainda traz muitas dúvidas, principalmente às empresas: o que isso significa? Quais níveis de higienização existem? Como fazer isso da forma correta?
Pensando em responder essas questões e tornar os seus ambientes limpos, garantindo a saúde das pessoas e espaços visualmente agradáveis, criamos um post explicando melhor todo esse processo. Continue aqui e boa leitura!
Afinal, o que é higienização?
Também conhecida por sanitização ou desinfecção, a higienização é um método indicado para ser realizado após a limpeza. É responsável pela eliminação de micro-organismos vivos, como ácaros e bactérias, que vivem no ar e na poluição.
Mas, para que garanta resultados satisfatórios, é necessário realizar uma limpeza anterior minuciosa. Dessa forma, a superfície do local estará pronta para ser higienizada.
Quais são os níveis de higienização?
A higienização possui alguns níveis capazes de classificar as sujeiras e o tipo de limpeza que o ambiente necessita. Veja quais são eles:
- Baixo nível: aqui, são aniquiladas bactérias e fungos que vivem de forma vegetativa, porém, não são eliminados esporos - que protegem a bactéria, impedindo e bloqueando que agentes químicos possam agir de maneira correta.
- Médio nível: similar ao anterior, porém, aqui, retiram-se os fungos e bactérias como bacilo da tuberculose. Para essa higienização, o recomendado é utilizar álcool etílico 70%.
- Alto nível: nesta fase, é possível eliminar a maioria dos fungos e bactérias, ficando fora apenas vírus lentos e bactérias resistentes. Aqui, recomenda-se limpeza e higienização profissional.
Aposte em rotinas e procedimentos de higienização
Antes de mais nada, faça-se perguntas, como:
- O que é limpo?
- Como é limpo?
- Quando é limpo?
- Em quanto tempo é limpo?
- Com o que é limpo?
- Quem limpa?
A partir daí, anote as respostas em uma planilha e faça um planejamento de higienização. Depois, parta para as seguintes fases:
- Preparação: defina o método de trabalho a ser utilizado, preocupando-se com a eficácia do sistema adotado para limpeza, a higienização e demais critérios econômicos.
- Execução: determine ambientes para a elaboração de fichas de execução das atividades de limpeza e higienização diária e específica.
- Monitoramento: depois de implantado, esse processo deve ser descrito e monitorado, entendendo onde pode haver melhorias ou aprimoramento.
Conte com a WT para uma higienização eficaz!
Por meio de uma consultoria, realizamos todo o processo de análise e pesquisa, entendendo as necessidades e carências da sua empresa e indicando as soluções ideais em equipamentos, produtos e serviços.
Conte com a WT para tornar os processos de higienização mais eficientes e seguros para a sua organização. Clique aqui e solicite uma consultoria gratuita, ficaremos felizes em ajudá-lo!
Notícias Relacionadas
Tem interesse em nossas soluções?
Receba um conteúdo especializado assinando nossa newsletter.
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.