Carregando...
Blog

Prejuízos e penalidades gerados por contaminação dos alimentos

Contaminação de alimentos: os perigos ao consumidor e os riscos que a empresa distribuidora corre. Saiba Mais!

08 / 07 / 2021
Prejuízos e penalidades gerados por contaminação dos alimentos

A deficiência na higienização das superfícies que entram em contato com os alimentos e a falta de cuidado com a higiene pessoal colocam-se entre os principais causadores de transmissão de vírus e infecções/intoxicação alimentar, causadas através da ingestão de alimentos contaminados.

Ao mesmo tempo em que é essencial o cuidado com a limpeza e higienização de espaços que armazenam comida, vê-se a busca incansável das empresas por equipamentos e produtos de qualidade que auxiliem neste processo.

Entenda quais penalidades são passíveis por conta da contaminação de alimentos, bem como os perigos que podem causar ao consumidor e as melhores formas de reverter isso com um processo de higienização adequado!

Perigos e penalidades causados pela contaminação de alimentos em estabelecimentos

Atitudes que ocorrem no dia a dia de um supermercado, por exemplo, como exposição de alimentos; bem como em distribuidoras, no caso de empacotamento e conservação dos mesmos, há possibilidades de contaminação. 

Para se ter ideia, o simples fato de cortar uma carne crua no açougue e depois usar a faca sem lavar para cortar outro alimento pode gerar riscos à saúde. Isso acontece porque carnes cruas e vegetais podem transmitir vírus, germes e bactérias, transferindo os microrganismos de um alimento ou superfície para outros através de utensílios, equipamentos ou do próprio operador. 

As advertências causadas aos locais de alimentação pelos fiscais podem ser inúmeras, se comprovado que os alimentos realmente foram/estavam contaminados. 

Segundo órgãos fiscais, qualquer contaminação, deterioração ou erro de embalagem, acidentais ou involuntários, de produtos contaminados, há necessidade de:

- Emissão de ordem oficial para recolhimento por autoridades competentes;

- Ordem de recolhimento iminente por parte das autoridades competentes, para conformidade com os regulamentos de segurança alimentar.

 

 As empresas, além de serem obrigadas a fazer o recolhimento de lote e demais produtos contaminados, muitas vezes, recebem advertências ou até mesmo multas pela situação. Em casos de surtos, pode haver o fechamento do estabelecimento.

No geral, podem existir prejuízos quanto à visibilidade, como perda de clientes e má fama entre a concorrência. Isso gera, consequentemente, problemas financeiros ao negócio.

Confira abaixo, no vídeo, um pouco mais sobre os prejuízos e penalidades gerados pela contaminação de alimentos e conheça algumas soluções indicadas.


Saiba como a WT pode ajudar sua empresa 

Atuando para a limpeza e desinfeção de equipamentos, utensílios, superfícies em geral, higiene pessoal e até sanitização de frutas e verduras, a WT é o diferencial técnico especializado que apoiará a gestão de alimentos perecíveis em sua empresa, seja ela no setor de supermercados ou cozinhas de bares e restaurantes. 

Por meio de uma consultoria, realizamos todo o processo de análise e pesquisa, entendendo as necessidades e carências da sua empresa e indicando as soluções ideais em equipamentos, produtos e serviços.

Conte com a WT para tornar os processos de limpeza mais eficientes e seguros para a sua empresa do segmento alimentício. Clique aqui e solicite uma consultoria gratuita, ficaremos felizes em ajudá-lo!

Notícias Relacionadas

Tem interesse em nossas soluções?

Receba um conteúdo especializado assinando nossa newsletter.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.