Saiba qual é a importância do uso de luvas na limpeza empresarial
Um dos EPIs mais utilizados, a luva é parte importante da higienização profissional. Descubra o motivo!
O que é necessário para uma boa limpeza? Produtos químicos, panos, escovas, esponjas… todos esses itens fazem parte dessa função, mas não podemos esquecer dos EPIs. Sem eles, é impossível garantir a segurança dos colaboradores.
Um dos mais tradicionais são as luvas, afinal, quando pensamos em higienização de espaços logo lembramos delas.
Mas, por que esses itens são tão essenciais? Acompanhe o texto para entender mais sobre o uso correto e a importância das luvas na limpeza empresarial.
Boa Leitura!
Para que servem as luvas na limpeza?
Elas atuam como uma barreira protetora, impedindo o contato direto da pele com produtos químicos, objetos que podem ferir e temperaturas diversas, evitando alergias, infecções e irritações nas mãos e cuidando da saúde da equipe. Além disso, são essenciais durante o processo de higienização, em qualquer tipo de ambiente empresarial.
Também estão na lista dos equipamentos de proteção individual (EPIs) obrigatórios, segundo o Ministério do Trabalho, e devem ter o Certificado de Aprovação que atesta sua função como tal.
Como escolher a luva adequada?
Existem diversos tipos de luva disponíveis no mercado, mas nem todas são apropriadas para limpeza. Confira algumas categorias que podem ser usadas nessa função:
Luva de látex: para limpeza moderada. Impede o contato da pele com líquidos e é bem flexível, oferecendo maior conforto.
Luva de neoprene: um pouco mais robusta, é uma das mais utilizadas. Resiste a temperaturas extremas e seca rápido.
Luva de PVC: recomendada para limpeza pesada, pois tem alta resistência a produtos químicos, abrasivos e objetos cortantes.
O importante é analisar as suas necessidades e identificar qual será mais útil para o dia a dia da empresa, oferecendo liberdade de movimentos e segurança para os colaboradores da limpeza.
Dicas para um uso correto das luvas
Confira algumas práticas para otimizar a durabilidade do equipamento e garantir a proteção dos funcionários:
- Separe luvas de cores diferentes para cada função e ambiente, evitando o risco de contaminação cruzada;
- Atente sempre ao prazo de validade, recomendações de uso, armazenamento e higienização;
- As luvas devem ser vestidas corretamente, de maneira que cubram toda a mão e não escorreguem nem apertem demais;
- Lembre-se que a luva pode se tornar mais fina com o tempo, diminuindo sua capacidade de proteção. E descarte imediatamente após identificar algum dano como rasgos ou furos;
- Retire anéis e acessórios antes do uso para evitar danos ao equipamento e à saúde. Esta instrução também é obrigatória, segundo normas regulamentares.
Tenha soluções em limpeza personalizadas
Quer melhorar os seus processos de higienização, garantindo eficiência, economia e segurança? Somos especialistas em tudo o que envolve limpeza empresarial, desde a escolha dos produtos até o método mais adequado.
Faça nossa consultoria gratuita, clicando aqui.
Notícias Relacionadas
Tem interesse em nossas soluções?
Receba um conteúdo especializado assinando nossa newsletter.
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.