Carregando...
Blog

A evolução da higiene e limpeza profissional nas últimas décadas

O desenvolvimento de produtos e equipamentos mais adequados possibilita maior sucesso e eficácia nas tarefas que envolvem higiene e limpeza.

10 / 10 / 2019
A evolução da higiene e limpeza profissional nas últimas décadas

Diversas doenças contagiosas, como viroses, conjuntivites, gripes e resfriados, são transmitidas através do contato com superfícies de uso comum. Estes locais podem ser telefones, corrimãos, teclados de computadores, mouses, maçanetas e mesas. Por isso, ambientes como escritórios, hospitais, escolas e fábricas, onde muitas pessoas permanecem por horas seguidas, necessitam de procedimentos adequados de higiene.

O setor de limpeza profissional é um dos que mais crescem ultimamente. O desenvolvimento de produtos e equipamentos mais adequados possibilita maior sucesso e eficácia nas tarefas que envolvem higiene e limpeza. Nesse ponto, a descoberta de novos riscos à saúde deve ser acompanhada pela criação de novas técnicas de limpeza.

Quais são os benefícios da inovação?

As descobertas tecnológicas incluem a criação de robôs e sistemas e aplicativos para computadores ou smartphones. O importante é oferecer meios de facilitar controle de estoque, gestão de colaboradores ou emprego de produtos sustentáveis. Estes últimos possuem menos aditivos químicos em sua composição, melhorando a segurança no trabalho e diminuindo os danos ao meio ambiente.

Outro ponto positivo é que os métodos profissionais de higiene são cada vez mais econômicos e eficientes. Como resultado, há menos transmissão de doenças e melhora na qualidade de vida dos operadores de limpeza, que lidam com estas técnicas diariamente.

Ao marketing, o desenvolvimento de novos produtos permite a divulgação de novas iniciativas. Ideias e produtos sustentáveis e inovadores aumentam o engajamento da audiência e aproximam o público à marca.

Qual a relação entre higiene e limpeza profissional e o aumento da produtividade?

A redução de custos é uma constante dentro do ambiente empresarial. No momento de cortar os custos, pode ser que o setor de limpeza sofra abalos. No entanto, o corte neste tipo de serviço pode trazer graves consequências. Isso acontece porque, muitas vezes, parecer limpo não torna um ambiente limpo: alguns vírus e bactérias duram dias em condições com pouca higiene.

A proliferação destes microrganismos traz maiores riscos à saúde e, consequentemente, funcionários e clientes podem ser afetados. Pode haver contaminação de alimentos e superfícies, acarretando prejuízos, pois colaboradores adoentados custam caro às economias da empresa. Faltas ocorridas devido a problemas de saúde causam uma redução de cerca de 54% da produtividade e 39% de vendas.

A contaminação por doenças não se resume ao ambiente empresarial. Em se tratando de escolas, gripes podem causar até 38 milhões de dias escolares perdidos por ano. Já resfriados são responsáveis por 22 milhões de dias escolares perdidos no mesmo período. Sendo assim, investir em higiene e limpeza adequados protege estudantes, funcionários, clientes e colaboradores.

 

Como posso melhorar este aspecto da minha empresa?

Invista diariamente na limpeza da sua empresa, seja por maquinários, ferramentas ou produtos de limpeza. Assim, você estará contribuindo para o bem-estar e a saúde daquelas que mais importam: as pessoas que fazem seu negócio funcionar. Procure agências e equipes especializadas em higiene e limpeza profissional e tire suas dúvidas. Assim, é possível obter a orientação e o orçamento corretos para implementação dos serviços do seu interesse. 

Notícias Relacionadas

Tem interesse em nossas soluções?

Receba um conteúdo especializado assinando nossa newsletter.