Carregando...
Blog

A importância da higienização hospitalar em tempos de pandemia

O novo Coronavírus nos trouxe o despertar da atenção para as questões de cuidados e higiene.

26 / 06 / 2020
A importância da higienização hospitalar em tempos de pandemia

O novo Coronavírus nos trouxe o despertar da atenção para as questões de cuidados e higiene. Uma destas questões é a limpeza e desinfecção de superfícies em instituições de saúde, fundamentais para o combate da doença, realizada através de profissionais de limpeza capacitados para esses processos.

Apesar de não trabalharem na linha de frente no enfrentamento da Covid-19, os profissionais da limpeza, que praticam a desinfecção destes ambientes hospitalares, tornaram-se fundamentais para combater a pandemia, estando tão vulneráveis quanto os médicos e enfermeiros.

Ou seja: os hospitais precisam combater o vírus ao mesmo tempo em que precisam tratar da saúde de pacientes, e contar com a ajuda de profissionais da limpeza para o combate é essencial.

Devido à pandemia, o trabalho de limpeza, que já era minucioso antes mesmo de tudo começar, precisou ser redobrado para eliminação de proliferação do vírus.

 

Quais são estes cuidados e práticas ideais para serem adotados?

 

O trabalho dos profissionais da saúde, através de processos de higienização nos ambientes hospitalares e instituições de saúde, tornou-se ainda mais importante, uma vez que a capacidade do vírus de sobreviver por bastante tempo apenas ressalta a importância da limpeza de superfícies.

É por conta dessa atenção redobrada que alguns cuidados devem ser tomados para que se realize a higienização de superfícies de forma eficiente e eficaz:

– Utilizar produtos saneantes adequados, sendo de suma importância que estes produtos sejam comprovadamente, por meio de laudos específicos, eficazes para eliminação de determinados agentes patogênicos, comuns aos ambientes hospitalares;

– Todos os profissionais devem fazer o uso de EPIs apropriados, como luva, capote/avental, máscara, óculos de segurança, botas ou sapatos de trabalho fechados etc.

– Seguir as normas e recomendações sobre cuidados e procedimentos estabelecidos pela Anvisa, tais como:

● Constante higienização das mãos por parte dos profissionais;
● Reforço da equipe e fortalecimento dos treinamentos de limpeza;
● Aumento da frequência de limpeza para garantir ambientes higienizados;
● Intensificação da limpeza e desinfecção de superfícies de ambientes com maior contato com as mãos de pacientes e profissionais de saúde;
● Desenvolvimento de uma rotina bem planejada de processos de limpeza.

 

Como a WT pode ajudar diante da pandemia do Coronavírus?

 

Nós, da WT, queremos ajudar os setores de saúde e empresas no combate à pandemia da Covid-19. Diante disso, comercializamos produtos certificados pela Lista N da EPA* (Environmental Protection Agency) de desinfetantes de superfícies que são efetivos frente ao SARS-CoV-2, o novo Coronavírus.

Também possuímos uma equipe especializada para melhor atender você, ajudando no combate à pandemia oferecendo os melhores e mais indicados produtos, que são eficazes contra o vírus. Ficou interessado? Conheça nossas soluções e solicite uma consultoria gratuita!

Notícias Relacionadas

Tem interesse em nossas soluções?

Receba um conteúdo especializado assinando nossa newsletter.