Carregando...
Blog

Tratamento de pisos: saiba como otimizar o processo

Quais são as novidades no processo de tratamento de pisos? Quais são os perigos do uso irregular de produtos químicos? Como proceder para a limpeza dos pisos? Saiba mais aqui!

23 / 11 / 2019
Tratamento de pisos: saiba como otimizar o processo

Para manter a aparência original dos pisos, é preciso estar atento à natureza do material empregado nos mesmos. Qualquer superfície sofre desgastes e o contato com líquidos aquosos ou oleosos, bem como sua absorção, pode provocar manchas.

A composição do piso influencia tanto na velocidade de desgaste quanto na aquisição de manchas. Por isso, o tratamento de pisos é recomendado para ambientes com frequente circulação de pessoas. Estes locais costumam ter problemas no que se refere a deterioração e manchas de difícil remoção. Sendo assim, a limpeza de pisos vai além do processo de água e sabão.

Anos atrás, remover o acabamento acrílico era a única forma de fazer a manutenção de pisos com esse tipo de tratamento. Este ainda é um procedimento comum e recomendado para muitos ambientes. Para isso, é utilizado um removedor e, em seguida, ocorre a reaplicação de quantas camadas do acabamento sejam necessárias. Apesar de eficaz, este processo tradicional de remoção costuma exalar um cheiro forte. Sendo assim, ele não é indicado para áreas de saúde, indústrias farmacêuticas ou de alimentos.

Hospitais, enfermarias e demais áreas da saúde podem requerer procedimentos que não exalem odores devido ao estado debilitado do paciente. Já indústria de alimentos ou farmacêuticas os preferem por causa da produção em si.

Sendo assim, é possível reduzir danos, custos e tempo envolvido no processo de tratamento de pisos na área de saúde ou em indústria farmacêutica ou de alimentos. Confira, no texto abaixo, informações sobre procedimentos e conservação de pisos que podem diminuir suas dificuldades.

 

Quais são as novidades no processo de tratamento de pisos?

As novas técnicas disponíveis utilizam aparelhos chamados de lavadoras de piso. O disco específico dessas máquinas promove a remoção das camadas superficiais danificadas da cera. Para isso, utiliza-se somente água, resultando num piso pronto para aplicação de novas camadas de cera.

Este processo de manutenção acaba sendo mais rápido e econômico, postergando a remoção total da cera. Esta também é uma opção sustentável, que não produz odores ou riscos de queda devido a superfícies escorregadias.

 

Como proceder para a limpeza dos pisos?

Inicialmente, é indicado eliminar rastros de sujeira varrendo a área antes do uso da lavadora. Isto é necessário para evitar que resíduos fiquem presos no rodo da máquina, alterando a produtividade do equipamento. Este processo propicia um ambiente mais saudável tanto para ambientes hospitalares e empresariais quanto domésticos.

 

Quais são os perigos do uso irregular de produtos químicos?

O emprego inadequado de produtos concentrados pode causar efeitos danosos aos pisos e à saúde. Entre eles estão irritação ocular, queimaduras na pele ou ferimentos internos por inalação de vapores tóxicos. É preciso estar atento às orientações do fabricante para utilizar produtos e equipamentos da maneira correta, garantindo o bem-estar de funcionários e clientes.

As primeiras impressões fazem a diferença: instalações limpas são extremamente importantes e a limpeza impecável pode estar ao seu alcance. Cada tipo de superfície, como pedras rústicas porosas, ardósias, mármores e granitos, requer tratamentos distintos. Entre em contato com uma empresa especializada e saiba mais sobre a otimização do processo de tratamento de pisos.

Notícias Relacionadas

Tem interesse em nossas soluções?

Receba um conteúdo especializado assinando nossa newsletter.