Carregando...
Blog

Saiba como evitar a incidência de manchas no enxoval

Pense em quantos fatores podem danificar o enxoval de hospitais, hotéis e pousadas. Manchas podem ser provocadas por alimentos, medicamentos, bronzeadores, maquiagens, bebidas, entre outros.

09 / 03 / 2020
Saiba como evitar a incidência de manchas no enxoval

Pense em quantos fatores podem danificar o enxoval de hospitais, hotéis e pousadas. Manchas podem ser provocadas por alimentos, medicamentos, bronzeadores, maquiagens, bebidas, entre outros. Estas manchas podem resultar na insatisfação do cliente com o serviço prestado. O retrabalho da lavanderia para higienização adequada, por sua vez, leva ao aumento do custo operacional.

 

Quais são os problemas mais comuns nas peças do enxoval?

Os processos de lavagem, secagem e dobra de roupas de cama e banho podem danificar as peças. Entre os danos mais comuns estão amarelamento, acinzamento, desbotamento, degradação dos tecidos e manchas no enxoval. Estes prejuízos também podem ser causados pelas máquinas da lavanderia: lavadora, secadora e calandra. Sendo assim, nem todas as sujidades surgem antes da lavagem das peças.

 

Como resolver a incidência de manchas no enxoval?

Ao escolher o enxoval hospitalar ou hoteleiro, é recomendado avaliar alguns fatores. Entre eles estão conforto, adequação técnica, vida útil e segurança sanitária. Nem sempre a opção mais barata é a mais econômica, assim como a mais cara pode não significar maior qualidade.

Após a aquisição do enxoval, é preciso ter em mente que cada mancha demanda um tratamento específico. Da mesma forma, a escolha de produtos e o uso de maquinários corretos podem garantir o sucesso da operação e reduzir a incidência de manchas no enxoval.

Algumas manchas podem ser removidas através do processo normal de lavagem. Outras mais específicas, como vinho, chá e sangue, devem ser higienizadas antes do envelhecimento da mancha. As de remoção mais difícil podem requerer agentes branqueadores químicos, como cloro orgânico ou inorgânico, perborato de sódio ou peróxido de hidrogênio.

Para obter o melhor processo, pode ser necessária a equalização do mix de produtos. Para isso, é preciso considerar as características de finalidade e uso das roupas, além do controle sobre os demais fatores que implicam na lavagem. Assim, é possível obter resultados considerados adequados e viáveis a cada situação.

Mais uma vez, os danos podem ocorrer durante a lavagem, a centrifugação, a secagem, a calandragem, o transporte e a estocagem. Sendo assim, outra boa alternativa é analisar as etapas do processo e reduzir possíveis danos. As lavanderias profissionais ou de maior porte costumam separar as peças em grupos que recebam processos semelhantes. A dosagem de produtos químicos depende do tipo de fibra e de sujidade do enxoval. Sendo assim, as peças recebem tratamentos quentes, frios, leves, pesados, alvejados ou não.

 

Como posso avaliar a eficácia da limpeza do meu enxoval?

Um dos meios de avaliar a capacidade do procedimento é o índice de relavagem em uma lavanderia. Este é um termômetro para indicar a eficiência dos processos aplicados no tratamento de manchas no enxoval.

A WT Distribuidora trabalha com o que há de mais atual no mercado brasileiro, em tecnologia de produtos. Dispomos de linhas altamente concentradas que se adequam a todas as demandas da lavagem de enxoval, seja hoteleiro ou hospitalar. Nos colocamos à disposição para melhorar os resultados da sua empresa e aumentar a satisfação dos seus clientes. Fale com a WT e resolva o seu problema!

Notícias Relacionadas

Tem interesse em nossas soluções?

Receba um conteúdo especializado assinando nossa newsletter.